IMPACTO DA FORMA COMO RESPIRAMOS PARA A NOSSA SAÚDE FÍSICA



           


Respiramos entre 17 e 29 mil vezes ao dia, o que equivale a entre 6 e 10 milhões de vezes ao ano.

Se fizéssemos qualquer outra coisa com tanta frequência o mais natural seria sabermos:

- como a fazemos...

- se a fazemos bem ou mal...

- qual o impacto que tem em nós... Certo?

Respiração Superficial- atrofia dos músculos respiratórios mesmo na ausência de doença, respiração na parte alta do peito usando a musculatura acessória, quando respiramos dessa forma apenas usamos cerca de 10% da nossa capacidade pulmonar.

Respiração Completa- pulmões mais elásticos e suportam um volume cada vez maior. Pulmões mais fortes e resistentes. Respiração usando os músculos principais: Diafragma e Intercostais.


          Os músculos Diafragma e Intercostais são os responsáveis pela fase de inspiração, e o diafragma pela sua posição que ocupa no corpo reflete a sua importância para a saúde. Ele, é talvez o músculo mais importante que temos no nosso corpo, pois ele tem uma ação direta ou indireta em todos os sistemas do corpo, quando respiramos de forma incorreta, ou seja, quando não usamos os músculos desenhados para essa função estamos a comprometer todo o normal funcionamento dos nossos órgãos e principais sistemas. 

          Vejamos: em cima o diafragma está em contacto com o coração através do Pericárdio, e com os pulmões na parte mais distante próximo das costelas. Na parte inferior está em contacto com: o fígado, o estômago, o baço, as glândulas suprarrenais, os rins e o pâncreas. 

          Quando o diafragma é recrutado ocorre um equilíbrio no ritmo respiratório, há maior oxigenação do sangue, os músculos cardíacos são auxiliados pelo seu movimento, quando respiramos com um padrão respiratório alterado, o diafragma não é recrutado e neste caso, vai existir uma sobrecarga dos músculos cardíacos. Quando utilizamos o diafragma, com o seu movimento ele realiza "como uma massagem" e nos órgãos referidos acima que os leva à auto regeneração. 

          Ao nível do sistema digestivo, também tem impacto. Ao ser recrutado o diafragma, com o seu movimento, vai favorecer os movimentos peristálticos do intestino, facilitando a digestão e melhorando a obstipação. 

          A forma como respiramos impacta negativa ou positivamente o funcionamento do nosso corpo, assim sendo, ainda achas que não deves pensar na tua respiração?

        Se te gostaria melhorar a tua saúde física, equilibrar as tuas emoções e comprometeres-te com essa vontade de transformar a tua vida, volta a www.sentirerespirar.pt aqui poderás encontrar várias soluções, espreita-as, e escolhe a que melhor se adapta a ti!





Abraço Caloroso,

Marilyn Miranda


COPYRIGHT S.E.R.- SENTIR E RESPIRAR, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Ciência por Trás do Diafragma e dos Músculos Intercostais

Respiração VS Ventilação

As Funções Secundárias do Diafragma: Evidências Científicas e Benefícios Fisiológicos